Índices

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Aberto o período de submissão para a revista Letras & Letras

         Está aberto o período de submissão de artigos científicos para o número temático "A literatura do século XXI: localismo versus alexandrinismo", da revista Letras & Letras.

***


LETRAS & LETRAS
Revista Qualis B1, área de Letras e Linguística, ano base de 2013

Instituto de Letras e Linguística
Universidade Federal de Uberlândia
Editora da UFU

A Letras & Letras é uma revista eletrônica dedicada aos temas da Linguística, Letras e Literatura, com publicação semestral. Os números da revista são temáticos.
Estamos recebendo artigos para publicação no número temático "A literatura do século XXI: localismo versus alexandrinismo", primeiro semestre de 2015. O prazo de envio é até 28/02/2015.
.
​ Solicitamos divulgação!​
A LITERATURA DO SÉCULO XXI:
LOCALISMO VERSUS ALEXANDRINISMO

Professores responsáveis:
Profa. Dra. Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha (UFU)
Prof. Dr. Rauer Ribeiro Rodrigues (UFMS)

Ementa:
Com o acelerado processo que transformou o planeta em uma aldeia global, elidindo fronteiras nacionais e espaços transoceânicos pela comunicação instantânea, os espaços culturais e os territórios narrativos da literatura do século XXI vêm configurando, de modo paradoxal, tensões humanas, sociais, culturais e políticas que pagam tributo a pretéritos arranjos provinciais, locais e mesmo tribais. O sujeito histórico captado pela poesia e pela ficção deste início de terceiro milênio é indivíduo enclausurado em fronteiras nacionais, étnicas e culturais, moldado pelo espírito de seu gueto particular, segregado, e transita na virtualidade como um avatar da liberdade, da tecnologia, do mundo interconectado. As múltiplas expressões estéticas que encenam o disparate entre personagem e cenário retomam de modo antropofágico a literatura ocidental desde Homero, assim como as artes e a literatura que lhes são contemporâneas, em fusões insólitas, apropriações paródicas, ironia(s) ontológica(s). Em outras palavras, o localismo anti-cosmopolita que orienta o estar-no-mundo é registrado em uma estética alexandrinista, devedora, devoradora e questionadora da tradição. É o registro de tal impasse, com o estudo das várias vertentes da lírica e da prosa narrativa brasileiras ou internacionais, ou aproximações e recortes de obras produzidas nesse período, que pretendemos receber com o Dossiê aqui proposto. Eis alguns dos tópicos sobre os quais receberemos colaborações para o número da L&L aqui proposto:
  1. Poesia brasileira do século XXI;
  2. Ficção brasileira do século XXI;
  3. Literatura e cultura brasileiras do início do terceiro milênio;
  4. Estética alexandrinista na literatura do século XXI;
  5. Colapso e vigor do regionalismo neste terceiro milênio;
  6. Identidade, transculturação e literatura.  
  7.  Espaços e trânsitos na(da) linguagem.
  8.  Geografias e paisagens do eu.
  9.  Territórios e limites poético-narrativos.
OBS.: O termo alexandrinismo se refere ao discurso sincrético que retoma correntes filosóficas e literárias de determinado período, apresentando virtuosidade formal
​ 
​e quase sempre escassa originalidade de pensamento, devido o espírito do tempo, de decadência intelectual.



ATENÇÃO PARA AS NOVAS NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS DALETRAS & LETRAS

SUBMISSÕES
·         » Submissões Online
·         » Diretrizes para Autores
·         » Declaração de Direito Autoral
·         » Política de Privacidade
SUBMISSÕES ONLINE
Já possui um login/senha de acesso à revista Letras & Letras? ACESSO
Não tem login/senha? ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

DIRETRIZES PARA AUTORES
DAS NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
1. A Revista Letras & Letras aceita trabalhos somente de doutores (ou titulação superior) e alunos de pós-graduação (acompanhados por um doutor, como coautor).
2. Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) em cada número da revista.
3. Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de três autores.
4. A Revista Letras & Letras aceita para publicação artigos inéditos em suas especialidades: estudos linguísticos sobre descrição de línguas; teorias linguísticas; estudos sobre o ensino de línguas; textos sobre literatura; resenhas críticas de obras publicadas nas áreas de ciências da linguagem e literatura, conforme temáticas definidas para publicação, por meio da aprovação de propostas.
5. A Revista Letras & Letras aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol, francês e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstract e keywords em inglês. No caso de textos em inglês, deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave em português.
§ 1º Se o(s) autor(es) achar(em) necessário, poderá(ão) indicar se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se o mesmo está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à produção de material. No caso de resumos de dissertações ou teses, indicar o título da mesma, instituição onde defendeu o projeto e data de defesa.
§ 2º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma sem a autorização da Diretoria.
§ 3º Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais da Revista Letras & Letras e, além disso, assumindo que o texto foi devidamente revisado.
§ 4º Dois membros da Conselho Editorial emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro do Conselho Editorial.
§ 5º Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, em seguida, enviarem eletronicamente à Revista o texto devidamente corrigido.
6. Envio de originais: O material para publicação deve ser enviado através do site da revista. O autor necessita cadastrar-se primeiro. Os textos submetidos devem conter, no máximo, 30 (trinta) páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso, digitalizadas com espaçamento 1,5. As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira:
Tamanho do papel: A4; Margens: superior e inferior (3cm), direita e esquerda (2,5 cm); Tipo: Times New Roman; Texto: corpo 12; Espaçamento entre linhas: 1,5; Citações: recuo 4 cm, corpo 11; Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 11; Notas de rodapé: sem recuo, corpo 10.
As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.
7. Estrutura do trabalho Os textos devem obedecer à seguinte ordem:
a) Título em negrito, centralizado, sem caixa alta; tradução do título para o inglês, uma linha abaixo do mesmo (no caso de textos em inglês, tradução do título para o português);
b) Nome do(s) autor(es) por extenso, duas linhas abaixo do título, alinhado à direita; a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação pelos pareceristas;
c) Filiação científica, em nota de rodapé, puxada por um asterisco, constando a titulação máxima, o nome do instituto ou faculdade a que pertence e o nome da universidade (sigla); também a ser acrescentado somente na versão final do trabalho, após aprovação dos pareceristas;
d) Resumo, no idioma do texto (máximo 250 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples;
e) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto;
f) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o abstract e keywords (em inglês), seguindo os mesmos padrões de resumo e palavra-chave.
g) Texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento 1,5 entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento, numerados desde a primeira seção (e sem numerar as referências bibliográficas). Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as referências bibliográficas, em ordem alfabética e cronológica, indicando os trabalhos citados no texto. Após as referências, poderá figurar a bibliografia, com a indicação das obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, também em ordem alfabética e cronológica.
h) Referências bibliográficas: devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2000 da ABNT. Solicita-se o uso de negrito para o título das publicações. Exemplos básicos:
Livros
SILVA, I. A. Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso. São Paulo: EDUNESP, 1995. 276 p.
Capítulo de livros
JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C.S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, p. 47-66.
Dissertações e teses
CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.
Artigos de periódicos
CAMPOS, M. M. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 101, p.113-127, jul. 1997.
Trabalho em congresso ou similar (publicado)
MARIN, A. J. Educação continuada: sair do informalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Águas de São Pedro. Anais….São Paulo: Unesp, 1990. p.114-118.
Publicação On-line – Internet
TAVES, R. F. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 de maio 1998. Disponível em http//www.oglobo.com.br. Acesso em 19 maio 1998.
Citação no texto. O autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, separado por vírgula da data de publicação (BARBOSA, 1980). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Morais (1955) assinala….”. Quando for necessário especificar página(s) esta(s) deverá (ão) seguir a data, separadas por vírgula e precedidas de p. (MUMFORD, 1949, p. 513). Citações de mais de três linhas devem ser inseridas em parágrafo separado, recuo 4, espaçamento simples, corpo 11.
8. O(s) organizador(es) de uma edição não poderão publicar artigos de sua autoria; o(s) mesmo(s) deverá(ão) redigir a apresentação da edição. 
9. Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 10% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1.        A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
2.        Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
3.        URLs para as referências foram informadas quando necessário.
4.        O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
5.        O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
6.        A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
7.        Cada trabalho submetido à revista não pode contar com mais de três autores.
8.        Será permitida a publicação de um artigo por autor(es) em cada número da revista.
9.        Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 10% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

ISSN: 1981-5239.
Associada às seguintes bases de dados:

       

Prof. Dr. Guilherme Fromm
Editor
Revista Letras & Letras



Rauer.

Doutor em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, com pós-doutorado na UERJ; Professor de Literatura Brasileira na UFMS, no Câmpus do Pantanal, em Corumbá,  atua no PPG-Letras Mestrado e Doutorado da UFMS de Três Lagoas; líder do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela – GPLV.

Grupo de Pesquisa Luiz Vilela: http://gpluizvilela.blogspot.com/

Nenhum comentário: