Índices

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Boticário

Foto: Reprocução/YouTube


     Em meio a toda essa polêmica envolvendo o comercial do dia dos namorados da empresa O Boticário, será que você já parou para se perguntar qual a origem desse nome? Espero que sim, mas caso não, não tem problema.


Imagem encontrada no blog "Mundos das Marcas", visite-o.


     Pois bem, essa palavra adotada como nome da empresa é, como o site Origem da Palavra informa, descendente de uma grega, mais especificamente APOTHEKE, com o significado de "loja" ou "depósito". Essa palavra ancestral, por sua vez, compõe-se de APO, que quer dizer "fora" ou "sobre", e THEKA", significando "caixa" ou "recipiente", tendo originado: bodega (local que serve refeições baratas; pequeno armazém; coisa suja ou de má qualidade), botequim/boteco (bar popular em que servem bebidas, lanches, tira-gostos e pratos simples), boutique/butique (loja pequena de artigos finos; qualquer loja pequena e elegante) e botica (antiga farmácia em que se preparavam e vendiam remédios).
     De "bodega" tem-se "bodegueiro", que é "o dono ou vendedor de bodega", enquanto "botequim" originou "botequineiro", que é "o proprietário, responsável ou servente de botequim". Por fim, "botica" originou "boticário", que é "o proprietário ou administrador de botica", bem como "farmacêutico (o profissional)".
     Agora, se você está se perguntando o que diabos "farmácia" e "farmacêutico" têm a ver com produtos cosméticos, bem, essa relação diz respeito à história da marca O Boticário (originalmente chamada "Botica"), que se confunde com o desenvolvimento da indústria cosmética brasileira e pode ser detalhadamente conferida no blog Mundo das Marcas, no texto O Boticário.

Nenhum comentário: